Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhores nichos de e-commerce para investir em 2020.

A expansão do comércio eletrônico se mostrou gigante em sua atuação no varejo em 2018 e 2019. O mercado online ampliou o seu número de lojas virtuais em 37,59%, segundo pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, parceria entre BigData Corp e PayPal Brasil. A tendência é que esse número cresça ainda mais neste ano e em 2021.

Ainda mais depois desse tempo de pandemia em que vivemos, onde as pessoas estão cada dia mais propensas ao isolamento social e aderindo às comodidades de comprar sem sair de casa.

O avanço tecnológico e as facilidades da internet colaboraram para uma série de mudanças no comportamento do consumidor. Ele está cada vez mais conectado e apressado. Isso representa uma oportunidade para quem tem ou deseja criar um negócio nos nichos de e-commerce. Ter novas ideias de negócios pode ser simples, mas é preciso acompanhar o mercado também.

Ideias de negócios são importantes para que você saiba colher os insights e aplicar ao seu negócio.

Devemos sempre prestar atenção no comportamento e nas necessidades do consumidor, pois a loja virtual deve acompanhar o ritmo do seu público.

Por isso, listamos alguns nichos que podem demonstrar grande avanço:

Alimentação alternativa

Mercado amplo e em constante ascensão, a alimentação alternativa varia desde veganismo, zero lactose, glúten free e alimentos orgânicos.

Clubes de assinatura

A facilidade e a praticidade chamam a atenção dos consumidores na internet. Dessa forma, quanto maior a unificação dos serviços em um só lugar, maior a chance do consumidor efetivar a compra. Para isso, surgiram os clubes de assinatura, agrupando diferentes nichos em uma só loja virtual, como bebidas, literatura, alimentação, entre outros.

Pet

Variando de locais pet friendly até o oferecimento de novos produtos que agregam benefícios à saúde do melhor amigo do homem, o mercado pet cresceu 5,4% em 2019, sobre o faturamento de 2018, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB).

Autocuidado

Não é exatamente um nicho, mas uma atualização do segmento “Beleza e Cosméticos”. O autocuidado pode ser uma oportunidade para a abordagem da ideologia dos consumidores que se preocupam com saúde e bem-estar.

Produtos artesanais

Essa é uma tendência que está migrando muito da rede social para um e-commerce efetivo. Produtos artesanais estão conquistando cada vez mais os consumidores por, normalmente, possuírem mais qualidade e, além disso, serem exclusivos, originais e customizados.

Mercado de segurança digital

Serviços relacionados à segurança estão em alta devido à aprovação da LGPD (Lei de Proteção de Dados), que serve como proteção de informações pessoais e garante transparência na coleta e compartilhamento de dados do consumidor. O serviço de segurança digital pode aproveitar essa abertura no mercado para garantir segurança ao consumidor e também às lojas virtuais.

Brechó

A venda de artigos semi-novos tem crescido muito. O brechó sai da zona de conforto e busca novas tentativas de se aperfeiçoar no mercado. No entanto, é um nicho ainda pouco explorado dentro do cenário de e-commerces.

Alimentação saudável

Mais do que emagrecer ou manter a forma, uma boa alimentação virou um objetivo de vida em um mundo mais consciente e bem informado. Com o aumento da informação disponível, porém, veio também o tempo reduzido para pesquisar e comprar os melhores produtos para a saúde.

Moda

A moda é um nicho que nunca perde a importância. Mesmo sendo um ramo já estabelecido, ainda cria oportunidades para novas ideias o tempo todo — afinal, ela sempre está se renovando e abrindo mais portas de atuação no setor.

Beleza

Assim como a moda, a beleza sempre foi um dos melhores e maiores nichos de mercado, tanto para o e-commerce quanto antes dele. As possibilidades são muitas: cosméticos, maquiagem, saboaria artesanal, produtos para unhas, etc.

Decoração

Entre os mais promissores nichos de e-commerce para investir, é possível citar o setor de decoração e artigos para casa. Isso dado que o segmento teve um crescimento no seu faturamento de 23% no primeiro trimestre de 2017 e ainda merece atenção.

Bebidas

Esse é um nicho relativamente novo e ainda com muito espaço para quem tem boas ideias. Nesse sentido, as empreitadas de e-commerce voltadas para bebidas têm crescido muito ao investirem em exclusividade e qualidade para um público que gosta de degustar e aprender mais sobre o produto que está consumindo.

Um exemplo são as lojas virtuais que vendem cerveja artesanal. Várias cervejarias de pequeno porte estão surgindo no Brasil com muita qualidade e focadas em uma experiência de consumo. Criar parcerias com essas empresas e apostar em um relacionamento diferenciado com o consumidor são dicas interessantes para alavancar um e-commerce de bebidas logo de cara.

Games

Caso prefira relacionar sua nova marca a um público mais jovem e que está constantemente ligado à tecnologia, talvez o mercado de games seja o ideal para você. Aliás, o setor cresceu muito nos últimos anos no Brasil, especialmente por causa da popularização dos dispositivos mobile.

É válido ressaltar, porém, que a indústria de games vai além dos jogos: ela engloba muitos produtos, como consoles e acessórios para videogames e computadores, camisetas, bonés, chaveiros, livros e itens de decoração. Isso estende as possibilidades de atuação de quem investe nesse setor.

Esporte

Você tem a possibilidade de especializar seu negócio em uma determinada modalidade esportiva — luta, natação, corrida, ciclismo, yoga, dança, etc. Ou, mesmo, trabalhar com itens variados a fim de atender uma ampla demanda.

Brindes

As lojas de brindes faturam o ano todo e ainda se aproveitam dos picos de venda nas datas comemorativas. A grande vantagem do nicho é a renovação constante dos produtos, mantendo a loja sempre relevante e atrativa para o consumidor. Portanto, se essa for a sua escolha, nunca pare de buscar novidades para novos presentes e aposte muito em customização, um grande fator de vendas na área.

Eletrônicos

As parcerias com fornecedores do exterior possibilitam duas oportunidades distintas no universo dos eletrônicos fazendo dropshipping. Por um lado, a oportunidade de encontrar fornecedores grossistas da China, conseguindo os produtos a excelentes preços e aumentando assim a margem de lucros. Por outro, é possível encontrar marcas de qualidade na Europa ou Estados Unidos.

Assim, você consegue atender a diversos públicos. Afinal, os eletrônicos podem ser de produtos como relógios digitais, até soluções tecnológicas inteligentes como os smartwachs. Além disso, ainda existem os gadgets que nem oferecem suporte como capas de celular.

Informática

Computadores e smartphones são produtos nas casas e mãos da maioria dos consumidores hoje em dia. Com essas vendas, surgem uma infinidade de produtos, desde carregadores, fones de ouvido, teclados e mouses para gamers, até nobreaks. A área da informática é tão promissora que requer um calendário do e-commerce bem montado.

Isso porque os produtos que hoje são tendência e os mais procurados (e vendidos), rapidamente se tornam obsoletos com as novidades que chegam no mercado. Então, tenha atenção, principalmente se for montar um estoque com esse tipo de produto, garantindo a lucratividade sobre o que for vendido.

Produtos naturais

O consumidor está mais consciente e tem buscado por qualidade além do preço. Quando falamos de itens pessoais, principalmente na área de alimentação, produtos de higiene pessoal e limpeza, tem surgido um crescimento na busca pelos naturais. Esse é um nicho que normalmente é ancorado por informação de qualidade.

Loja de cosméticos

Sejam naturais ou altamente tecnológicos, os cosméticos estão em alta. Produtos para emagrecimento e rejuvenescimento são os que mais despertam interesse a este público que busca pela beleza.

Artigos de filmes e séries

Talvez uma loja virtual no WordPress seja o primeiro passo para você lançar ou revender linhas de artigos de filmes e séries. As pessoas estão cada vez mais conectadas com os lançamentos do universo audiovisual e as resenhas e memes estão aí para comprovar isso.

Então, apostar em produtos, desde peças de vestuário até canecas, agendas e cadernos personalizados com os temas dos filmes e séries mais populares, pode ser uma excelente aposta. As pessoas querem enriquecer suas experiências e esse tipo de e-commerce pode ser uma oportunidade (além de servir como opção para presentes também).

Não se esqueça de manter em mente o alerta ao modismo, nichos que são “fogo de palha” e tendem a atingir um pico muito alto no início e depois serem rejeitados pelos consumidores.

É indispensável analisar os índices de crescimento de uma determinada aposta de nicho e saber aproveitar as brechas que o mercado dá.

Ter novas soluções para sua loja virtual é uma questão de aliar vocação e oportunidades. Com determinação, conhecendo os melhores mercados e escolhendo a melhor plataforma para sua empresa, é questão de tempo até o seu negócio ganhar vida e força!

Lembre-se que, tanto para abrir uma loja virtual quanto para ampliar as vendas do seu e-commerce, você deve ficar ligado nas últimas tendências e agir conforme seu planejamento estratégico.

FONTE: ecommercebrasil e bertholdo.com.br

Deixe um comentário